Serie F - Filmagem das etapas da montagem do Laboratório na Bolívia

Parte 1 Montagem DVD 1 Parte 2 Montagem DVD 2 Parte 3 Montagem DVD 3

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCLEARQ CCL-F

Título

Filmagem das etapas da montagem do Laboratório na Bolívia

Fecha(s)

Nivel de descripción

Serie

Volumen y soporte

Filmográfico (1 filme de 15min 23seg, telecinagem 16mm, p&b, mudo) e DVD (digitalização do filme)

Área de contexto

Nombre del productor

(1924-2005)

Historia biográfica

Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba, em 11 de julho de 1924. Em 1943 recebeu os diplomas de bacharel em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP. Foi lá que iniciou sua carreira científica, no então Departamento de Física, ao publicar um trabalho científico sobre a abundância de núcleos no Universo, em parceria com Gleb Wataghin. Cesar Lattes tornou-se mundialmente conhecido em 1947, quando descobriu a partícula méson-pi em colaboração com Giuseppe Occhialini e Cecil Powell. Na época, Lattes trabalhava no laboratório H.H. Wills da Universidade de Bristol, dirigido por Powell, onde melhorou a técnica de emulsão nuclear em chapas fotográficas desenvolvida pelo próprio Powell. Depois viajou para o Monte Chacaltaya, Bolívia, a 5200m de altura, onde expôs as chapas fotográficas aos raios cósmicos e descobriu o méson-pi, cuja existência foi prevista teoricamente em 1935, por Hideki Yukawa. Estes resultados foram publicados na revista Nature, em 24 de maio de 1947, sob o título "Processes involving charged mesons". Nessa época Lattes tinha apenas 22 anos. No ano seguinte fez outra importante contribuição à Ciência. Em colaboração com Eugene Gardner, Lattes obteve artificialmente a partícula méson-pi no recém-construído sincro-cíclotron da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Lattes quase foi contemplado com o Prêmio Nobel de Física. Retornando ao Brasil em 1949, teve importante papel na catalisação dos esforços que levaram finalmente à criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) - atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - em 1951.Diretor Científico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas desde a fundação, em 1949, e principal consultor científico nos primeiros anos do Laboratório de Chacaltaya, cria, na USP em 1957, um laboratório para estudos de interações a altas energias na radiação cósmica. A partir de 1962, lidera a reunião de grupos brasileiros e japoneses num projeto de longo alcance sobre interações a altas energias na radiação cósmica.
Em 1967, Lattes assume o cargo de professor titular no recém-fundado Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, tornando-se o primeiro diretor do Departamento de Raios Cósmicos, Cronologia, Altas Energias e Léptons. Em 1969, ele e seu grupo descobriram a massa das denominadas bolas de fogo (fireball). Em 1986, aposentou-se da Unicamp, recebendo, no mesmo ano, o título de Doutor Honoris Causa e de Professor Emérito da universidade. Cesar Lattes faleceu em Campinas, no dia 8 de março de 2005.

Historia archivística

Filme doado pelo professor Cesar Lattes ao Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, em 1990, quando concedeu uma entrevista ao professor Roberto de Andrade Martins, disponível à consulta.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

A filmagem tem início na estação de trem Joaquim Murtinho, em Corumbá-MS, fronteira com a Bolívia. Lá os equipamentos são vistoriados para começar a viagem. São feitas cenas da paisagem local, de alguns vilarejos e estações. Constata-se a passagem pelos municípios Naranjos, Roboré e San José de Chiquitos, ambos pertencentes ao departamento de Santa Cruz. Depois de passarem por San José de Chiquitos, a viagem segue com situações complicadas, sendo feita em uma caminhonete e alguns carros-de-boi, passando em terrenos alagados e atravessando um rio. Em seguida, são vistas imagens da cidade Santa Cruz de la Sierra, com destaque à Plaza Metropolitana 24 de Septiembre. Há uma breve interrupção na filmagem e na sequência tem-se a vista aérea de alguma região da [Bolívia] e o pouso da aeronave da companhia Pan American-Grace Airways (Panagra).

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados