Série DI - Documentos Impressos

CALIFE, Jorge Luiz. Eclipse visto no Ceará há 70 anos confirmou Einstein. Jornal do Brasil, Rio d... CALIFE, Jorge Luiz. Expedição em clima de festa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 maio de 198... MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Allyrio H. de Mattos do piano aos astros. Jornal do Brasil, R... MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. O Eclipse de Sobral. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 4 abr.... RODRIGUES, Conceição. Para o povo, o mundo ia acabar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 maio d... SERPA, Egídio. Sobral, Ceará. Aqui se provou que Einstein estava certo. Jornal do Brasil, Rio de ... ALÍRIO de Matos volta a Cuiabá, que deixou há 60 anos, para mapear o país.[s.n.t.] ECLIPSE Hunting in Brazil’s Ranchland. The Nathional Geographic Magazine, Volume 92, Number 3, Se... FALECE Emérito Cientista Cuiabano. O Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 10 de janeiro de 1975. FRANCESES vão captar matéria negra do Cosmo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 maio de 1989. 1...

Área de identificação

Código de referência

BR SPCLEARQ CAHM-DI

Título

Documentos Impressos

Data(s)

  • 1926-1989 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

Bibliográficos: 6 livros, 6 separatas, 6 periódicos, 3 folhetos, 1 tese;
Textuais: 10 itens.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1889-1975)

Biografia

Allyrio Hugueney de Mattos nasceu em Cuiabá, Mato Groso e formou-se engenheiro em 1913. Concluído o curso foi nomeado Preparador da cadeira de Topografia, em 1915, tendo prestado concurso para Livre Docente da cadeira de Topografia e Legislação de Terras, em 1925. Em 1930, foi nomeado Professor Catedrático para a Cátedra de Astronomia e Geodésia na Escola Politécnica. Em 1938 foi chamado para preparar um grupo de Engenheiros do então Conselho Nacional de Geografia (hoje Instituto Brasileiro de Geografia), a fim de determinar as coordenadas geográficas dos Municípios do Brasil. Com este trabalho, muitos municípios tiveram suas coordenadas fixadas, com a eliminação, em muitos casos, de erros enormes nos mapas. O que destacou o professor Allyrio no conjunto da engenharia nacional foi sua atuação modernizadora no que diz respeito à Cartografia, nome genérico que hoje abrange todos os tipos de levantamento e determinações de posições absolutas ou relativas de porções da superfície da terra. Como astrônomo, é o único brasileiro a observar três eclipses totais do Sol visíveis no Brasil (em 1919, 1945 e 1969). Por ocasião do eclipse em Bocaiúva (1945), recebeu o Diploma de Comendador da Ordem da Rosa Branca da Finlândia. Foi Membro Titular da Academia de Ciências e Sócio Benemérito Fundador da Sociedade Brasileira de Cartografia. Recebeu, em 1967, pelos seus méritos, o Prêmio Ricardo Franco. Na década de vinte, seu interesse pela recente descoberta da radiotelefonia levou-o, juntamente com Roquete Pinto e outros entusiastas, a fundar a Radio Sociedade do Rio de Janeiro. O Professor Allyrio Hugueney de Mattos faleceu em 7 de janeiro de 1975, no Rio de Janeiro.

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Separatas, folhetos, tese e livros de autoria de Allyrio Hugueney de Mattos; periódicos e recortes de jornais diversos, principalmente sobre cartografia e sobre o eclipse solar de 1919.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre mediante cadastro do pesquisador

Condiçoes de reprodução

Mediante autorização do Arquivo Histórico/SPCLEARQ

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Instrumentos de descrição

Inventário Sumário

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados