Mostrando 72 resultados

Descrição arquivística
Programa de Expansão do Ensino Tecnológico (PROTEC)
Visualizar impressão Visualizar:

13 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

- Carta de Rufino de Almeida Pizarro

Carta de Rufino de Almeida Pizarro, esclarecendo solicitação feita pelo Superintendente do PROTEC quanto ao provimento de 600 vagas na Escola Nacional de Engenharia, no ano de 1964, pelos candidatos habilitados e classificados. Escola Nacional de Engenharia, 14 maio 1964. Ass. Rufino de Almeida Pizarro.

Abaixo assinado dos representantes dos alunos excedentes da Faculdade de Engenharia da Universidade Mackenzie ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda

Abaixo assinado dos representantes dos alunos excedentes da Faculdade de Engenharia da Universidade Mackenzie ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, solicitando providências quanto a matrícula de 108 alunos aprovados no vestibular q que não puderam fazer suas matrículas por falta de vaga. São Paulo, 20 abr 1964. Ass. Pela Comissão Ricardo Haidar e outros. (anexo bilhete resumindo assinto.).

Carta

Carta ao Ministro de Estado da Educação e Cultura, abordando sobre a falta de vagas para os alunos concursados para a Escola Nacional de Engenharia. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. [Paulo; Romulo; Josdé Henriques Castanheira; Sérgio Barcellos. 3p. datil.(anexo: documentos de esclarecimentos de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao Ministro de Estado da Educação e Cultura. Rio de Janeiro, 8 maio 1964. Ass. Octávio Catanhede. 1p. Dat.)

Programa de Expansão do Ensino Tecnológico

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, informando sobre os convênios firmados visando ampliação do número de vagas nas escolas. Rio de Janeiro, 16 abr 1964. Ass. Octávio Catanhede.

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, informando-lhe os motivos pelo qual o PROTEC achava-se localizado em seu escritório particular e relatando todos os serviços já executados pelo mesmo. Rio de Janeiro, 23 abr 1964. Ass. Octávio Catanhede. c. anotações ms. (anotações em forma de P.S. de Octávio Catanhede, solicitando que o ministro procedesse com rigor na apuração do fato, pois seu nome não poderiam ficar a mercê de acusadores gratuitos e invejosos. Ass. Octávio Catanhede. Ms.).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, ministro de Estado da Educação e Cultura, explicando o critério do concurso, informando que os candidatos não habilitados recorreram ao mesmo, solicitando suas matrículas já que haviam 50 vagas disponíveis e pedindo seu parecer. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. ass. Octávio Catanhede. 1p. datil. (anexo bilhete resumindo assunto; abaixo assinado dos candidatos ao sr. Octávio Catanhede, solicitando que fossem matriculados. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. Ronaldo Porto Xavier Fernandes e outros..; cópia do abaixo assinado c. anotações ms. De Octávio Catanhede, dizendo já ter enviado o original ao ministro. c. ass.)

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, pedindo liberação urgente de verba para a instalação, manutenção e operação do CFBT – GB. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. Octávio 1p. datil. (anexo cópia ass. datil. 1p.; bilhete resumindo assunto).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, pedindo liberação de verba para o cumprimento dos compromissos assumidos pelo mesmo, mediante os convênios que foram assinados em 1963. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. Octávio Catanhede. (anexo bilhete resumindo assunto; os termos de convênios encontram-se na Série Convênios).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao Deputado Paulo de Tarso, Ministro de Estado da Educação e Cultural, comentando a pretensão da COSUPI em reestruturar-se englobando as atribuições do PROTEC e colocando-se contrário a isto com explicações. Rio de Janeiro, 9 set 1964. Ass. Octávio Catanhede. (anexo bilhete resumindo assunto).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Dumerval Trigueiro, Presindente do Conselho de Administração do PROTEC, informando sobre o relatório feito pelo profº Arthur Cardoso de Abreu, Coordenador do CFBT – GB, sobre o concurso de habilitação realizado. Rio de Janeiro, 23 abr 1964. Ass. Octávio Catanhede. c. anotações ms. (anexo relação dos candidatos aprovados no concurso de habilitação de 1964. Rio de Janeiro, 29 abr 1964. S. ass. 4p. datil.).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Orlando Calaza, representante do MEC no Estado da Guanabara, comunicando as soluções para o preenchimento de vagas no CFBT – GB por 50 alunos. Rio de Janeiro, 14 maio 1964. Ass. Octávio Catanhede. c. anotações ms. (anotação na própria carta ao PROTEC, informando que foram designadas verbas para a solução das vagas). s.l., 16 maio 1964. Ass. (___). Ms.; anotação na mesma carta de Octávio Catanhede ao sr. Calaza, informando que a verba para os serviços de matrícula estava consignada no orçamento. s.l. s.d. Ass. Octávio Catanhede. ms.).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, solicitando aprovação da minuta de convênio que seria assinada entre PROTEC, a Escola Fluminense de Engenharia e a Companhia Siderúrgica Nacional, instalando, mantendo e operando o curso de Engenharia de Operação, em Volta Redonda. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. Octávio Catanhede. (anexo bilhete resumindo assunto; o termo de convênio assinado encontra-se na Série Convênios).

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Raimundo Moniz de Aragão, Diretor do Ensino Superior apresentando plano de aplicação para manutenção do CFBT – GB. Rio de Janeiro, 8 jun 1964. Ass. Octávio Catanhede. (não está anexo o plano de aplicação, nem cópia do expediente enviado anteriormente ao Diretor do Ensino Superior.)

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, informando que seriam realizados dois concursos de habilitação para matrícula no CFBT – GB, porém necessitava de autorização do ministro quanto a verba necessária para tal. Rio de Janeiro, 16 abr 1964. Ass. Octávio Catanhede.

Carta de Octávio Catanhede

Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, informando que os alunos não foram matriculados porque não foram aprovados sem Concurso de Habilitação. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. Octávio Catanhede. 1p. datil.(anexo: bilhete resumindo assunto; recorte de jornal informando sobre o aumento de vagas. O Globo, 30 abr 1964. S. ass. 1p. impr.; bilhete de (_) a Catanhede, apelando e dizendo que o Governo interessava-se que todos os excedentes fossem matriculados. s.l., 24 abr Ass. (__). 1p. ms. Portaria de criação do CFBT – GB, c. anotação ms. “onde funciona?”).

Carta de Paulo César de Alcântara Avellar e outros ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda

Carta de Paulo César de Alcântara Avellar e outros ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado e Cultura, apelando para o aproveitamento dos candidatos não habilitados, preenchendo as vagas remanescentes. Rio de Janeiro, 4 maio 1964. Ass. Paulo César de Alcântara Avellar e outros. c. anotações ms. (anexo: Carta de Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC a pessoa desconhecida, informando sobre o edital do concurso de habilitação, que o PROTEC não poderia aceitar matrículas de candidatos não habilitados do CFBT- GB e solicitando que isto fosse encaminhado a Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 8 maio 1964. Ass. Octávio Catanhede. 1p. datil. c. anotações ms. do representante do Ministro, o sr. Orlando Calaza).

Convênios

uma minuta de convênio entre o PROTEC e a Companhia Siderúrgica Nacional, a Escola Técnica Pandiá Calógeras, a Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para a criação e funcionamento do Curso de Engenharia de Operação, não foi assinado; existe outra minuta, com dois esboços anteriores ao efetivo, entre a CAPES e o Banco Operador.

Decreto do sr. João Goulart, Presidente da República, providenciando a duplicação de vagas das Universidades e Escolas bem como, estimulando o corpo docente para que trabalhasse tempo integral e a complementação de recursos para contratação de docentes, técnicos auxiliares e materiais de consumo

Decreto do sr. João Goulart, Presidente da República, providenciando a duplicação de vagas das Universidades e Escolas bem como, estimulando o corpo docente para que trabalhasse tempo integral e a complementação de recursos para contratação de docentes, técnicos auxiliares e materiais de consumo. Brasília, 28 fev 1964. Ass. João Goulart e Julio Furquim de Sambaquy.

Edital nº1/64 do MEC e CFBT – GB abrindo inscrições para o Concurso de Habilitação de Engenharia nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 do ano corrente

Edital nº1/64 do MEC e CFBT – GB abrindo inscrições para o Concurso de Habilitação de Engenharia nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 do ano corrente. Diário de Notícias, 22 mar 1964. Ass. Octávio Catanhede.

Estudo administrativo e orçamentário feito pela Superintendência Executiva do PROTEC para o Conselho de Administração do PROTEC, tentando assegurar a integração Universidade – Indústria e Visando o aprimoramento dos resultados na formação dos técnicos qualificados

Estudo administrativo e orçamentário feito pela Superintendência Executiva do PROTEC para o Conselho de Administração do PROTEC, tentando assegurar a integração Universidade – Indústria e Visando o aprimoramento dos resultados na formação dos técnicos qualificados. s.l. s.d. S. ass. .

Estudo feito pela Coordenação Geral de Programas com base nos dados fornecidos pelo PROTEC enviados ao Ministro de Estado da Educação e Cultura, visando a efetivação e execução dos objetivos a que o PROTEC tinha por proposta. s.l. s.d. S. ass. 7p. cópia datil. (anexo 4p. cópia datil., orçamento para 1964, do PROTEC; Orçamento do CFBT – GB, 2p. datil.; convênios 1963/1964, 1p. datil.; orçamento do PROTEC, 1p.; orçamento do CFBT – GB, 1p. datil.).

Estudo feito pela Coordenação Geral de Programas com base nos dados fornecidos pelo PROTEC enviados ao Ministro de Estado da Educação e Cultura, visando a efetivação e execução dos objetivos a que o PROTEC tinha por proposta. s.l. s.d. S. ass. 7p. cópia datil. (anexo 4p. cópia datil., orçamento para 1964, do PROTEC; Orçamento do CFBT – GB, 2p. datil.; convênios 1963/1964, 1p. datil.; orçamento do PROTEC, 1p.; orçamento do CFBT – GB, 1p. datil.).

Estudo orçamentário do sr. Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, complementando o planejamento já estabelecido, visando o aumento de vagas nas escolas tecnológicas

Estudo orçamentário do sr. Octávio Catanhede, Superintendente do PROTEC ao sr. Flavio Suplicy de Lacerda, Ministro de Estado da Educação e Cultura, complementando o planejamento já estabelecido, visando o aumento de vagas nas escolas tecnológicas. Rio de Janeiro, 16 abr 1964. Ass. Octácio Catanhede

Estudos orçamentários realizados pelo PROTEC, analisando as verbas constantes do orçamento da União – MEC, tendo em vista o decreto que duplicou o número de vagas e que a aplicação dependeria do entrosamento entre a COSUPI, PROTEC e a Diretoria do Ensino Superior. s.l. s.d.

Estudos orçamentários realizados pelo PROTEC, analisando as verbas constantes do orçamento da União – MEC, tendo em vista o decreto que duplicou o número de vagas e que a aplicação dependeria do entrosamento entre a COSUPI, PROTEC e a Diretoria do Ensino Superior. s.l. s.d. Ass. O. Catanhede sup. 1p. datil. (anexo bilhete resumindo assunto).

Resultados 1 até 30 de 72