Carta do secretário-substituto da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Eduardo Marques da Silva Ayrosa, para Mário Schenberg, enquanto professor da Cadeira de Mecânica Racional, Celeste e Superior, comunicando o agendamento da aula pública de defesa de doutorado de Klaus Stefan Tausk.
A Coleção CL reúne documentos sobre a trajetória acadêmica deste cientista brasileiro, incluindo uma rica documentação sobre a História da Física e sobre a construção do Observatório de Física Cósmica no Monte Chacaltaya, na Bolívia.
O pesquisador encontrará nesta subsérie reportagens sobre César Lattes e sua carreira como físico, reportagens sobre suas críticas em relação a Teoria da Relatividade de Einstein e sobre seus avanços em pesquisas com Méson Pi e com a "bola de fogo". Além disso, o pesquisador encontrará também entrevistas concedidas à mídia que ajudam a remontar a trajetória acadêmica de César Lattes e um livro contendo informações sobre o laboratório em que ele trabalhou nos Estados Unidos. Além disso, também encontrará as notícias sobre seu falecimento.
HEILBRON, J.L.; SEIDEL, Robert W.; WHEATON, Bruce R. Lawrence and his Laboratory: Nuclear science at Berkeley, 1931-1961. Berkeley: Lawrence Berkeley Laboratory and Office for History of Science and Technology, University of California, 1981. Reprinted from: LBL newsmagazine, v. 6, no. 3, fall 1981.
Minuta do artigo "When does a quantum field theory describe particles?", dos físicos Rudolf Haag e Jorge André Swieca, sobre as partículas na Teoria Quântica de Campos.
Anotações de César Lattes composta por um histórico (1937-1972) das descobertas a respeito dos mésons e das bolas de fogo, com fórmulas, representações gráficas e os nomes dos cientistas responsáveis pelos avanços científicos neste campo.
Notícia do jornal "O Estado de São Paulo" informando sobre a instituição da cadeira de Física Nuclear e Física Aplicada a ser ministrada por César Lattes na Universidade do Brasil, com comentários do reitor Pedro Calmon. CRIAÇÃO da cadeira de Fisica Nuclear na Universidade do Brasil. O Estado de São Paulo, São Paulo, 7 dez. 1948.
Notícia do jornal "Diário de Notícias" destacando a importância de César Lattes para a história da física nuclear e da ciência como forma de conquistar uma posição no "mundo civilizado" e informando sobre a sua recepção no Aeroporto Santos Dumont, contendo comentários de Gleb Wataghin, um esboço biográfico de César Lattes e seu autógrafo. VERDADEIRA multidão de repórteres, locutores, cinegrafistas e foográfos envolveram Cesar Lattes ao desembarcar no aeroporto. Diário de Notícias, s.l., 12 dez. 1948.
Notícia do periódico "O Jornal" apresentando as declarações de César Lattes sobre o projeto de lei de premiá-lo com 500 mil cruzeiros e sobre seu desejo de que o país instituísse um Instituto de Física Nuclear, reportagem de Borba Tourinho. TOURINHO, Borba. “Serei hipócrita se disser que não estou contente”. O Jornal, s.l., 15 dez. 1948.
Notícia do jornal "Correio da Manhã" comentando sobre a conferência de César Lattes no auditório do Ministério da Educação e suas explicações a respeito dos mésons. UM JORNALISTA a procura do méson. Correio da Manhã, s.l., dez. 1948.
Notícia do "O Diário de Notícias" comentando a criação da cátedra de Fisica Nuclear na Faculdade Nacional de Filosofia oferecida a César Lattes, bem como a direção do Centro Nacional de Pesquisas, motivos pelos quais o cientista se mudaria para o Rio de Janeiro. CÉSAR Lattes regerá a cadeira de física nuclear da F.N.F Diário de Notícias, [Rio de Janeiro], 22 maio 1949.
Notícia do "Correio da Manhã" comentando a criação e instalação do Centro Nacional de Pesquisas, a direção exercida por César Lattes e a colaboração de diversos cientistas, inclusive estrangeiros. LATTES realiza seu objetivo. Correio da Manhã, s.l., 07 ago. 1949.
Notícia do periódico "Ciência e Cultura" reproduzindo a entrevista de César Lattes à Folha de São Paulo sobre o Prêmio Bernardo Houssay e sobre suas opiniões em relação ao sistema de pós-graduação, aos exilados cientistas e ao governo. CÉSAR Lattes e o prêmio Houssay. Ciência e Cultura, [São Paulo], v. 30, n. 10, p.1267-8, 30 out. 1978.
Notícia do jornal "O Estado de São Paulo" informando que César Lattes havia ganhado no Chile o Prêmio Bernardo Houssay por suas contribuições na Física Nuclear. CÉSAR Lattes ganha prêmio. O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 de set. 1978.
Notícia do "Jornal do Brasil" comentando sobre o debate em torno da teoria da relatividade na Academia Brasileira de Ciências, em que César Lattes contestou Einstein e buscou demonstrar sua própria teoria, a da simultaneidade absoluta. EM DEBATE, a teoria da relatividade. Jornal do Brasil, s.l., 15 jun. 1980.
Notícia de jornal informando que a iniciativa do "O Jornal" foi atendida em razão da proposição pelo deputado Vivaldo Lima de um projeto de lei que visa premiar César Lattes com 500 mil cruzeiros e de que este cientista seria recebido pelo presidente Dutra. QUINHENTOS mil cruzeiros para César Lattes. O Jornal, s.l., 14 dez. 1948.
Notícia de jornal "O Estado de São Paulo" comentando sobre uma palestra realizada por César Lattes em que ele faz explicações sobre o méson e relata suas pesquisas na Inglaterra e Estados Unidos. A PRODUÇÃO artificial de mesons. O Estado de São Paulo, São Paulo, 23 dez. 1948.
Notícia do "Jornal do Comércio" sobre a posse de César Lattes na Cátedra de Física Nuclear da Univerisdade do Brasil, reproduzindo o discurso de Costa Ribeiro. FACULDADE Nacional de Filosofia: posse do professor Cesar Lattes na cadeira de Física Nuclear - os discursos proferidos. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, Domingo, 03 de jun. de 1951.
Notícia de jornal entrevistando César Lattes sobre a apresentação de sua tese da simultaneidade absoluta na Academia Brasileira de Ciências na noite anterior, com declarações do cientista a respeito de Einstein, sobre o andamento de seus trabalhos e sobre questões de sua vida pessoal. Menciona: Maria Cristina (telefonista), David (garçom), Edson (auxiliar de Lattes), Primo e Segundo (tios gêmeos de Lattes), os cães Tom, Piccina, Gaúcho e Chico Buarque e os gatos Ming e Angelina, por Carlos Rangel. RANGEL, Carlos. Einstein é um débil mental, uma besta. [s.n.], [s.l.], [198-].
Notícia do periódico "O Jornal" comentando sobre sua iniciativa de que o Congresso Nacional conceda um prêmio à César Lattes por seus trabalhos científicos, com declarações de membros da Academia Brasileira de Letras, diretores de jornais e um cientista. CÉSAR deu presença do Brasil em surpreendentes trabalhos científicos. O Jornal, s.l., 12 dez. 1948.
Notícia do periódico "Diário de São Paulo" apresentando as declarações de César Lattes sobre o projeto de lei de premiá-lo com 500 mil cruzeiros e sobre sua vida e desejos através da reportagem de Borba Tourinho, dos "Diários Associados". TOURINHO, Borba. Curiosas revelações sobre a infancia do descobridor da produção artificial do meson. Diário de São Paulo, São Paulo, 17 dez. 1948.
Notícia do jornal Diário de São Paulo entrevistando a esposa de César Lattes, Martha Lattes, sobre o retorno do marido ao Brasil e a futura construção de um centro de pesquisas. O REGRESSO de Cesar Lattes: congregará os nossos cientistas e estimulará os jovens pesquisadores. Diário de São Paulo, São Paulo, 13 mar. 1949.
Notícia do "Correio da Manhã" comentando o Prêmio de Física do IBECC (Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura) de 1953, concedido a César Lattes e José Leite Pessoa. PARA Cesar Lattes e Jose Leite Lopes: o prêmio de Física do IBECC. Correio da Manhã, s.l., 30 jan. 1953.
Notícia do jornal "Folha de São Paulo" informando que César Lattes havia recebido o Prêmio "Bernardo Houssay" por suas contribuições ao estudo da Física Nuclear, com um histórico de sua trajetória como pesquisador. FÍSICO brasileiro recebe prêmio “Bernardo Houssay”. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 set. 1978.