Fonds FNCAC - Newton Carneiro Affonso da Costa

Curriculum Vitae Carmen enviando dois poemas. “Pescador de Pérolas” para Newtinho e “Raio de sol” para Sylvia Lúcia. Newtinho, Carmen e Sylvia (mãe de Newton) querendo notícias sobre ele e a esposa. Newtinho conta ... Carmen falando sobre a infecção dentária de Newton e da alta dos preços devido a economia da époc... Diploma de Newton da Costa Cartão de Maria Cecília Cartão de Juliano Maranhão Paraconsistência A ousadia de ultrapassar Aristóteles A lógica da liberdade Newton da Costa: Filósofo da Contradição Uma pergunta ao Professor Newton da Costa Paixão e contradição Carta de Ayda Ignez Arruda Carta de Ayda Ignez Arruda Carta de Ayda Ignez Arruda Carta de Ayda Ignez Arruda Carta de Bento Prado de Almeida Jr. Carta de Chris Mortensen Carta de Daniele Mundici Carta de Décio Krause Carta de Décio Krause Carta de Décio Krause Carta de Diderik Batens Carta de Francisco Antônio Dória Carta de Francisco Antônio Dória Carta de Francisco Antônio Dória Carta de Francisco Antônio Dória Carta de Francisco Antônio Dória Carta de Francisco Antônio Dória
Results 1 to 30 of 125 Show all
Original Digital object not accessible

Identity area

Reference code

BR SPCLEARQ FNCAC

Title

Newton Carneiro Affonso da Costa

Date(s)

Level of description

Fonds

Extent and medium

Textuais ( unidades documentais) cartas e cartões

Context area

Name of creator

(1929-)

Biographical history

Newton Carneiro Affonso da Costa nasceu no Paraná, em 16 de setembro de 1929. Aos quinze anos se interessou por questões de Lógica e pelos Fundamentos da Matemática. Com o apoio de um de seus tios, Milton Carneiro, então professor de História da Filosofia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, iniciou-se em filosofia por meio de diálogos de Platão e de vários textos de Aristóteles, ambos em traduções francesas. Encantado com a filosofia debruçou-se sobre as obras de autores como Descartes, Poincaré, Lalande e outros. Mas foi Bertrand Russell que exerceu forte impacto sobre o jovem Newton. Newton da Costa obteve três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952, Engenharia Civil pela Escola de Engenharia, no ano de 1955 o Bacharelado em Matemática e em 1956 a Licenciatura em Matemática ambos pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Ainda na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná, no ano de 1961, Newton da Costa recebe o título de Doutor em Matemática e se torna Livre Docente de Análise Matemática e Análise Superior. Em 1964, torna-se Professor Catedrático na mesma área de sua livre-docência. O Professor Newton da Costa lecionou 14 anos na Universidade Federal do Paraná. Newton da Costa foi: Professor Titular do Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação da Unicamp de 1968-1969; Professor Titular do Instituto de Matemática e Estatística da USP de 1970-1981; Professor Titular do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP de 1982-1999; Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP desde 1985. Newton da Costa atualmente leciona na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi um dos criadores das Lógicas Paraconsistentes, laureando-o com diversos títulos nacionais e internacionais, dentre eles citamos: Membro Honorário do Instituto de Filosofia do Peru, em 1975; Membro Honorário do Instituto de Investigações Filosóficas da Universidade de Lima, em 1980Membro Correspondente da Academia de Ciência do Chile, em 1982; Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Brasil em 1978; Membro do Centro de Lógica Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas, em 1979; Membro Titular do Instutut International de Philosophie, de Paris, em 1989. O Professor da Costa se tornou o primeiro brasileiro a pertencer a essa Instituição.
A magnitude e a repercussão dos trabalhos de da Costa tornou-o um dos cientistas brasileiros mais citados e homenageados em nível internacional. Sendo citado por exemplo em: World Congress on Paraconsistency, Ghent, Bélgica, 1997; Stanislaw Jaskowski Memorial Symposium, Torun, Polônia, 1998; II World Congress on Paraconsistency, Juquehy, Brasil, 2000, dedicado aos seus 70 anos; Workshop on "Inconsistency in Data and Knowledge", Seattle, EUA, 2001;I International Workshop on Computational Models of Scientific Reasoning and Applications, Las Vegas, EUA, 2001; 1st, 2nd, 3rd and 4th Flemish-Polish Workshops on the Ontological Foundations of Paraconsistency, Bélgica e Polônia,1st and 2nd International Workshops on Living With Inconsistency, EUA / Canadá, 1997 e 2001; Second International Workshop on Computational Models of Scientific Reasoning and Applications (II CMSRA) Las Vegas, Nevada, EUA, 24-27 de junho de 2002; Paraconsistent Computational Logic, PCL 2002, Copenhagen, Dinamarca, Julho de 2002; ESSLLI-2002 14th European Summer School in Logic, Language and Information Workshop on Paraconsistent, 5-16 de agosto, 2002, Trento, Itália. Durante sua carreira Da Costa tem recebido diversos prêmios, dentre eles: Prêmio Moinho Santista em Ciências Exatas, em 1994; Prêmio Jabuti em Ciências Exatas, em 1995;
Medalha da Ordem do Pinheiro do Governo do Estado do Paraná, por mérito científico, em 1996; Medalha do Mérito Científico "Nicolau Copérnico", outorgado pela Universidade de Torun, na Polônia em 1998; Medalha do Mérito Científico da Universidade Federal do Paraná e da Associação dos Ex-Alunos em 1998; Título de Cidadão Emérito do Paraná, conferido pela Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, também por mérito científico, em 1999.
Newton da Costa é membro do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, desde 1979.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Doação feita pelo próprio titular do arquivo, Newton Da Costa.

Content and structure area

Scope and content

Documentos pessoais, correspondência, cartões de Natal e postais, produção intelectual própria e de terceiros, impressos, documentação acadêmica, iconografia, periódicos e objetos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

Em ????

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

FNCAC, DP, CC

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Level of detail

Dates of creation revision deletion

Revisão em julho de 2017

Language(s)

Script(s)

Sources

NOBRADE

Archivist's note

Descrição realizada por alunos de segundo grau no âmbito do projeto Ciência e Arte nas Férias/ Unicamp.
Revisão de Enoch Silva Barbosa, Eliane Morelli Abrahão e Maria Vitoria de Rezende Grisi.

Digital object (Master) rights area

Digital object (Reference) rights area

Digital object (Thumbnail) rights area

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places