Correspondência de Academia Brasileira de Ciências para NFM. Cartas de convocação para assembléias, comissões, sessões e votações da ABC; regulamento e notícias do Prêmio Arthur Moses; convites e programas de eventos; cartas de cobrança de anuidade; formulários, listas e biografias para a admissão de novos membros; cartas de encaminhamento, notícias e esclarecimento. Inclui cartas relacionadas à Comissão Editorial da Revista Brasileira de Biologia, da qual Newton Freire-Maia fazia parte.
Biografia de Ilmar Tammelo, redigida para McGill University, contendo os seus interesses acadêmicos, um compilado de suas ideias , trabalhos publicados e sobre sua personalidade.
Correspondência de Adelaida González de Díaz Ungría para NFM. 2 cartas. Intercâmbio de informações científicas e instalação do laboratório de antropologia física.
Correspondência de Ademar Freire-Maiapara NFM. Correspondência sobre pesquisas, artigos, livros, eventos, reuniões e outras atividades profissionais, assim como assuntos pessoais e familiares. Inclui cartas desde o início da carreira de Ademar como geneticista, quando estudou e trabalhou na Universidade do Paraná, nos primórdios do Laboratório de Genética, instalado por seu irmão Newton, abrangendo as primeiras pesquisas com Genética Humana (Casamentos Consanguíneos, Malformações congênitas dos membros e Efeitos genéticos das radiações), o desenvolvimento do Projeto Espírito Santo, seu doutorado, sua contratação e trajetória como professor na Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (futura Unesp). Das colaborações entre os irmãos Freire-Maia destacam-se os livros “Genética Médica” (1966) e “Efeitos genéticos das radiações no homem” (1982).