Coleção CCL - César Lattes

Anotações Importante descoberta de um cientista brasileiro A produção artificial dos mesons Atribui-se excepcional importância à descoberta Um cientista brasileiro assombra o mundo Como foi descoberta a produção artificial dos "mesons" A descoberta do cientista brasileiro César Lattes Revelações sobre a importante descoberta de Cesar Lattes Cesar Lattes produziu o "mesons" artificial em 9 dias de trabalho Esperado no Rio o físico brasileiro Cesar Lattes Criação da cadeira de física nuclear na Universidade do Brasil Chegou hoje a S. Paulo Cesar Lattes O revelador do “meson”... Declarações de Cesar Lattes Esteve ontem em São Paulo o jovem cientista Cesar Lattes Verdadeira multidão de repórteres Cientista César Lattes Cesar deu presença do Brasil em surpreendentes trabalhos científicos Vitoriosa no congresso a iniciativa de O Jornal Serei hipócrita se disser que não estou contente Serei hipócrita se disser que não estou contente O povo e os estudantes receberam com vivas o descobridor do meson A produção artificial de mesons Um jornalista a procura do méson O regresso de César Lattes O Brasil vai explorar a energia do átomo para fins humanitários César Lattes regerá a cadeira de física nuclear Lattes realiza seu objetivo Multiplicam-se as iniciativas no sentido de elevar o nível científico nacional Faculdade Nacional de Filosofia
Resultados 1 até 30 de 59 Mostrar tudo
Original Objeto digital not accessible

Área de identificação

Código de referência

BR SPCLEARQ CCL

Título

César Lattes

Data(s)

  • 1948-2005 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Textual (77 itens documentais), Bibliográfico (63 itens, cópias reprográficas), Filmográfico (1 rolo digitalizados em 3 DVDs), Iconográfico (3 fotografias) e Sonoro (3 fitas cassete).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1924-2005)

Biografia

Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba, em 11 de julho de 1924. Em 1943 recebeu os diplomas de bacharel em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP. Foi lá que iniciou sua carreira científica, no então Departamento de Física, ao publicar um trabalho científico sobre a abundância de núcleos no Universo, em parceria com Gleb Wataghin. Cesar Lattes tornou-se mundialmente conhecido em 1947, quando descobriu a partícula méson-pi em colaboração com Giuseppe Occhialini e Cecil Powell. Na época, Lattes trabalhava no laboratório H.H. Wills da Universidade de Bristol, dirigido por Powell, onde melhorou a técnica de emulsão nuclear em chapas fotográficas desenvolvida pelo próprio Powell. Depois viajou para o Monte Chacaltaya, Bolívia, a 5200m de altura, onde expôs as chapas fotográficas aos raios cósmicos e descobriu o méson-pi, cuja existência foi prevista teoricamente em 1935, por Hideki Yukawa. Estes resultados foram publicados na revista Nature, em 24 de maio de 1947, sob o título "Processes involving charged mesons". Nessa época Lattes tinha apenas 22 anos. No ano seguinte fez outra importante contribuição à Ciência. Em colaboração com Eugene Gardner, Lattes obteve artificialmente a partícula méson-pi no recém-construído sincro-cíclotron da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Lattes quase foi contemplado com o Prêmio Nobel de Física. Retornando ao Brasil em 1949, teve importante papel na catalisação dos esforços que levaram finalmente à criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) - atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - em 1951.Diretor Científico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas desde a fundação, em 1949, e principal consultor científico nos primeiros anos do Laboratório de Chacaltaya, cria, na USP em 1957, um laboratório para estudos de interações a altas energias na radiação cósmica. A partir de 1962, lidera a reunião de grupos brasileiros e japoneses num projeto de longo alcance sobre interações a altas energias na radiação cósmica.
Em 1967, Lattes assume o cargo de professor titular no recém-fundado Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, tornando-se o primeiro diretor do Departamento de Raios Cósmicos, Cronologia, Altas Energias e Léptons. Em 1969, ele e seu grupo descobriram a massa das denominadas bolas de fogo (fireball). Em 1986, aposentou-se da Unicamp, recebendo, no mesmo ano, o título de Doutor Honoris Causa e de Professor Emérito da universidade. Cesar Lattes faleceu em Campinas, no dia 8 de março de 2005.

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos esparsos referentes a trajetória acadêmica de Cesar Lattes.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre mediante cadastro do pesquisador, exceto por um documento contido na série Audiovisual, que está fechado para consulta

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Arquivo Central/SIARQ-Unicamp

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Caixa 02

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Miniatura) área de direitos

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Lugares relacionados