Colección CL - César Lattes

Inventário Curriculum Vitae Trabalhos científicos nacionais Trabalhos publicados em revistas científicas Conferências internacionais Importante descoberta de um cientista brasileiro A produção artificial dos mesons Atribui-se excepcional importância à descoberta Um cientista brasileiro assombra o mundo Como foi descoberta a produção artificial dos "mesons" A descoberta do cientista brasileiro César Lattes Revelações sobre a importante descoberta de Cesar Lattes César Lattes de regresso ao Brasil. Cesar Lattes produziu o "meson" artificial em 9 dias de trabalho Esperado no Rio o físico brasileiro Cesar Lattes Criação da cadeira de física nuclear na Universidade do Brasil Chegou hoje a S. Paulo Cesar Lattes O revelador do “meson”é um menino que não conhece a bomba atomica… Declarações de Cesar Lattes Esteve ontem em São Paulo o jovem cientista Cesar Lattes Verdadeira multidão de repórteres Cientista César Lattes Cesar deu presença do Brasil em surpreendentes trabalhos científicos Vitoriosa no congresso a iniciativa de O Jornal Serei hipócrita se disser que não estou contente Serei hipócrita se disser que não estou contente O povo e os estudantes receberam com vivas o descobridor do meson A produção artificial de mesons Um jornalista a procura do méson O regresso de César Lattes
Resultados 1 a 30 de 75 Mostrat todo
Original Objeto digital not accessible

Área de identidad

Código de referencia

BR SPCLEARQ CL

Título

César Lattes

Fecha(s)

  • 1948-2005 (Creación)

Nivel de descripción

Colección

Volumen y soporte

Total: 85 itens
Textual: 75 itens, sendo 66 itens bibliográficos;
Filmográfico: 1 rolo (digitalizados em 3 DVDs);
1 DVD
Iconográfico: 3 fotografias;
Sonoro: 3 fitas cassete.

Área de contexto

Nombre del productor

(1924-2005)

Historia biográfica

Cesare Mansueto Giulio Lattes nasceu em Curitiba, em 11 de julho de 1924. Em 1943 recebeu os diplomas de bacharel em Matemática e Física pela Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP. Foi lá que iniciou sua carreira científica, no então Departamento de Física, ao publicar um trabalho científico sobre a abundância de núcleos no Universo, em parceria com Gleb Wataghin. Cesar Lattes tornou-se mundialmente conhecido em 1947, quando descobriu a partícula méson-pi em colaboração com Giuseppe Occhialini e Cecil Powell. Na época, Lattes trabalhava no laboratório H.H. Wills da Universidade de Bristol, dirigido por Powell, onde melhorou a técnica de emulsão nuclear em chapas fotográficas desenvolvida pelo próprio Powell. Depois viajou para o Monte Chacaltaya, Bolívia, a 5200m de altura, onde expôs as chapas fotográficas aos raios cósmicos e descobriu o méson-pi, cuja existência foi prevista teoricamente em 1935, por Hideki Yukawa. Estes resultados foram publicados na revista Nature, em 24 de maio de 1947, sob o título "Processes involving charged mesons". Nessa época Lattes tinha apenas 22 anos. No ano seguinte fez outra importante contribuição à Ciência. Em colaboração com Eugene Gardner, Lattes obteve artificialmente a partícula méson-pi no recém-construído sincro-cíclotron da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Lattes quase foi contemplado com o Prêmio Nobel de Física. Retornando ao Brasil em 1949, teve importante papel na catalisação dos esforços que levaram finalmente à criação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) - atual Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - em 1951.Diretor Científico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas desde a fundação, em 1949, e principal consultor científico nos primeiros anos do Laboratório de Chacaltaya, cria, na USP em 1957, um laboratório para estudos de interações a altas energias na radiação cósmica. A partir de 1962, lidera a reunião de grupos brasileiros e japoneses num projeto de longo alcance sobre interações a altas energias na radiação cósmica.
Em 1967, Lattes assume o cargo de professor titular no recém-fundado Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, tornando-se o primeiro diretor do Departamento de Raios Cósmicos, Cronologia, Altas Energias e Léptons. Em 1969, ele e seu grupo descobriram a massa das denominadas bolas de fogo (fireball). Em 1986, aposentou-se da Unicamp, recebendo, no mesmo ano, o título de Doutor Honoris Causa e de Professor Emérito da universidade. Cesar Lattes faleceu em Campinas, no dia 8 de março de 2005.

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Doação feita pelo titular do arquivo em ocasiões em que visitava o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

A Coleção CL traz documentos avulsos sobre sua trajetória acadêmica, mas rico às pesquisas sobre a história da física e construção do Observatório de Física Cósmica no Monte Chacaltaya, em La Paz, na Bolívia.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Incorporação realizada em 11 de maio de 2016.

Sistema de arreglo

Séries, Sub-séries e Dossíês
DP - Documentos Pessoais
E - Entrevistas
F - Filmografia
I - Iconografia
I - Impressos
PIm - Produção Intelectual Manuscrita
PM - Pós-morte

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre mediante cadastro do pesquisador

Condiciones

Mediante autorização dos Arquivos Históricos/SPCLEARQ

Idioma del material

  • inglés
  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Arquivo Central/ SIARQ-Unicamp

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Última revisão realizada por Marina Romero em dez. 2023/jan. 2024.

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Caixa 02

Objeto digital (Ejemplar original), área de permisos

Objeto digital (Referencia), área de permisos

Objeto digital (Miniatura), área de permisos

Área de Ingreso